segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Praia Grande - Pensando grande na saúde da população


Notícia do dia 16/9/2009
Por André Aloi, MTB: 51.561

UPA de Praia Grande será referência regional
Atenderá especialidades de média e alta complexidade, inclusive odontológicas



Montante equivale a R$ 1,9 milhão

A Unidade de Pronto Atendimento praiagrandense terá 2.190 metros quadrados de área construída, classificada como Porte III, a maior na escala que começa em um. Atenderá 24 horas pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Será de referência regional, mas não substitui o posto de saúde. É um conceito novo, que intermedia a Unidade de Saúde da Família (Usafa) e hospital.

Terá consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radioterapia. Também possui leitos de observação e salas de isolamento. A de Praia Grande contará ainda com base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) e posto policial, que garantirão maior conforto e segurança aos moradores.

O Pronto Atendimento: funcionará com salas de enfermagem, de diagnóstico e oito consultórios, um exclusivo para consultas odontológicas. Logo na entrada, a capacidade da espera na recepção é de até 78 pessoas sentadas. Possuirá duas salas triagem, projeto que funciona no pronto-socorro (PS) Quietude, priorizando atendimentos de urgência. No de Apoio Técnico e Logístico, haverá 18 leitos de observação, divididos em masculino (7), feminino (7) e pediátrico (4). Terá também dois quartos de isolamento.

A área em que desembarcam as ambulâncias terá espaço coberto. Haverá quatro leitos para o primeiro atendimento, de emergência, no interior da unidade. Haverá uma parte chamada de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, onde os profissionais de Saúde realizarão nos pacientes: curativos e suturas, aplicação de medicamentos e reidratação, gesso e imobilização de fraturas, coleta de amostras para laboratório, exames de eletrocardiograma e de Raio X.

Samu — O serviço 192 funcionará com base integrada à UPA. Terá sala de regulação, em que serão feitos os atendimentos telefônicos, para que o serviço seja distribuído entre ambulâncias municipais, do próprio SAMU ou do Corpo de Bombeiros, de acordo com o chamado. Haverá sala para o administrativo, coordenação de enfermagem, de reuniões, quatro bases para as ambulâncias e ainda dormitórios masculino e feminino para os plantonistas.

Fonte: Jornal eletrônico de Praia Grande/Foto: Rubem Silva da Ass. Imp. do MS.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Praia Grande - Mais um Emissário Submarino!


Integrando o projeto Onda Limpa do Governo do Estado, este novo emissário terá impacto positivo direto na qualidade de nossas praias, beneficiando 223 mil pessoas em nossa cidade!