segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Creche também para o idoso...


A praia Grande está dando mais um passo rumo à excelência no trato do idoso, consolidando sua posição como a primeira colocada neste quesito. Ao lado de excelentes locais para os jovens, espaços culturais e muitas opções de lazer e esportes, a cidade entrega à população, mais este espaço de convivência aos nossos idosos.


Caiçara ganha mais um centro de convivência para terceira idade
Jairo Marques

Construção de mais um Conviver

Companheirismo, alegria de viver e solidariedade, que faz muito bem ao espírito, tanto de quem dá como de quem recebe. Estes são os atributos necessários para quem desejar freqüentar o Espaço Conviver do Bairro Caiçara, que dentro de cerca de 30 dias terá sua construção concluída. “O espaço foi especialmente planejado para aqueles que estão na melhor Idade. Lá, eles encontrarão atividades saudáveis, úteis e prazerosas”, ressaltou o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes.

Com 497,25 m² de área construída, o Conviver fica na esquina das ruas São Domingos e Maria Antunes Navarro. Terá dois pavimentos e uma praça interna de mais de 2 mil m², além de horta e pomar.

Assim que for inaugurado, oferecerá oficinas e aulas de coral e informática. “O local também receberá uma unidade da Creche do Idoso, que garantirá atendimento diário, em período integral, de segunda a sexta-feira, desenvolvendo ampla programação de convivência”, explicou secretária executiva da Promoção Social (Sepros), Nanci Solano Tavares de Almeida.

Verde - O jardim, com gramado e alamedas calçadas, terá quatro quiosques e bancos. E quem quiser mexer com a terra, poderá ajudar a cuidar da horta e do pomar.

Segundo a chefe do Departamento de Edificações da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Elaine Ferreira Louzano Ferreira, o jardim será um recanto especial. “Tem como concepção a permanência, com áreas que são um convite para o descanso. Será ideal para relaxar, bater papo com os amigos ou ler um livro”.

Os legumes e frutas colhidos na horta e no pomar, livres de agrotóxicos, serão utilizados na alimentação servida no local. “Mais do que plantar, cuidar e colher, a manipulação da terra também é uma terapia ocupacional que ajuda a resgatar o contato com a natureza”, ressaltou Elaine Ferreira.

Segundo – O Conviver Caiçara será a segunda unidade deste tipo em Praia Grande. A primeira fica na Rua Praia dos Sonhos, 245, no Bairro Guilhermina. O local possui piscina e quadra de bocha. Há mais de 1.500 inscritos e uma movimentação diária de cerca de 200 pessoas .

O espaço do Guilhermina abriga o Centro de Referência e Atendimento ao Idoso e os programas Conviver e Creche do Idoso, mantidos pela Sepros; as sedes do Conselho Municipal do Idoso e da Confederação Brasileira de Esportes Adaptados da Terceira Idade e o serviço de Plantão Social de Atendimento ao Idoso.

Fonte: Jornal eletrônico da Prefeitura de Praia Grande

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projeto Rumo de Praia Grande, uma ótima orientação para os turistas...


Com as praias identificadas por cores, o turista sabe perfeitamente em que praia está e na chegada à cidade, já tem esta orientação desde a via expressa sul!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mais segurança para Praia Grande

Operação Tolerância Zero será implantada no próximo feriado
De A Tribuna On-line



A Operação Tolerância Zero, com o objetivo de coibir atos de desordem e vandalismo, em Praia Grande, já foi definida para o próximo final de semana prolongado. Ela começará no dia 31 e se estenderá até segunda-feira. A força-tarefa é uma parceria entre as Polícias Militar e Civil, Secretarias de Trânsito e Transporte (Setransp), Habitação e Meio Ambiente (Sehma), Finanças (Sefin), Saúde Pública (Sesap), Serviços Urbanos (Sesurb) e Subsecretaria de Assuntos de Segurança Pública (SubSeg).

De acordo com o subsecretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, desde que foi implantada, em janeiro deste ano, a operação vem trazendo bons resultados. “Percebemos que as pessoas estão respeitando mais as leis e o próximo. A população e os turistas se sentem mais seguros”.

A última Tolerância Zero ocorreu no período de 10 a 12 de outubro, devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No total, foram apreendidos dois automóveis, em razão de som em alto volume, uma motocicleta, por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro, dois CDs com músicas ofensivas ao pudor e 99 bicicletas. Foram ainda registradas nove ocorrências, sendo uma de roubo, três de perturbação do sossego público e cinco casos de averiguação.

Fonte: A tribuna digital on line de 21/10/2009

sábado, 17 de outubro de 2009

Praia Grande, a cidade que mais cresce no país...

Baixada é região que mais cresce no Estado e Praia Grande lidera no País

Área do litoral sul ganha 3 vezes mais habitantes que a capital e população já supera grandes centros do Nordeste

Diego Zanchetta

Região metropolitana que mais cresce no Estado e com previsão de receber R$ 18,6 bilhões de investimentos para ampliação do Porto de Santos e pré-sal até 2013, a Baixada Santista ganhou 64.655 novos moradores em apenas dois anos, conforme os dados de atualização populacional dos municípios de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região do litoral sul paulista ainda tem o município brasileiro com a maior taxa de crescimento demográfico da década: entre 2000 e 2009, a cidade de Praia Grande recebeu 56 mil habitantes a mais, totalizando hoje 249.551 moradores, índice de crescimento de 26,32% no período.

O índice anual médio de crescimento das nove cidades da Baixada entre 2007 e 2009 foi de 1,6%, mais que o triplo do registrado, por exemplo, na capital paulista (0,43%). Entre 2007 e 2008, o aumento populacional chegou a 2,1%, recorde entre as regiões metropolitanas do Sudeste do País. Com 1.668.428 habitantes, o litoral sul já conta com população superior a regiões metropolitanas de capitais como Maceió, São Luís e João Pessoa.

Mas, enquanto Praia Grande, Guarujá e Mongaguá mantêm um crescimento acima da média das cidades paulistas, Santos registrou declínio de 0,1%. Na avaliação de órgãos públicos e especialistas, a evasão comum dos centros das metrópoles para as periferias - no caso, de Santos para cidades vizinhas, com baixo custo de vida e melhores condições de moradia - também ocorre agora na Baixada, em um deslocamento semelhante ao observado nos anos 1970 na Grande São Paulo.

"O preço do solo ficou muito caro. O jovem que vive na casa dos pais, quando se casa para constituir família, não encontra imóveis ao redor e vai morar em áreas periféricas, como São Vicente ou municípios ao sul. Mas Santos também tem diversos empreendimentos imobiliários voltados à classe média alta de São Paulo, com base na facilidade de deslocamento pela Imigrantes", explica Alberto Jakob, do Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Unicamp.

Depois de décadas morando em São Paulo, o casal Margarida e Benedito Storti completou dois anos de Praia Grande ontem. "Se eu soubesse que era tão bom, teria vindo antes", conta Margarida, de 67 anos. Com os filhos criados e a aposentadoria do marido, vieram para o litoral em busca de vida mais tranquila: e ainda aplicaram a diferença de valores obtida na venda da casa. "Quem não precisa de uma renda extra?", questiona a dona de casa, feliz em trocar os 18 degraus da antiga residência por um lar sem escadas. "Aqui tenho mais liberdade, sossego, e, como a cidade é toda plana, a gente anda mais. Em São Paulo não saía de casa", afirma ela, que mora a 300 m da praia.

Autor de um doutorado em 2008 sobre a transformação do espaço urbano na Baixada, Jakob também estuda o impacto ambiental do crescimento da região por meio do Projeto Vulnerabilidade, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O pesquisador teme os impactos dos futuros projetos do governo federal. "A ampliação do porto, com o aprofundamento do canal, pode levar a uma agressão ao meio ambiente, ao se revolver e trazer à tona metais pesados que se acumularam no fundo do leito do rio."

A formação geográfica da Baixada, que tem de um lado o oceano e de outro um paredão formado pelas Serras do Mar e da Jureia, também limita as possibilidades de expansão territorial, apesar do aumento de população, segundo urbanistas. Nos últimos anos, trechos de encostas de serra na orla entre Praia Grande e Itanhaém foram ocupados por favelas sem saneamento e com moradias precárias. A preocupação de ambientalistas é com o Parque do Piaçabuçu, uma área de mangue que faz parte do domínio do ecossistema da Serra do Mar, ao sul da Baixada.

Para especialistas, a tendência é de que as populações dessas periferias da Baixada fiquem cada vez mais excluídas das políticas públicas. Entre 2008 e julho deste ano, a Praia Grande recebeu 5.018 novos moradores. O crescimento atinge outras sete cidades da Baixada: Guarujá (3.784 novos habitantes), São Vicente (2.273), Cubatão (1.880), Itanhaém (1.361), Bertioga (1.288), Mongaguá (803) e Peruíbe (535).

POLÍTICA INTEGRADA

Segundo o pesquisador José Marcos Pinto da Cunha, do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (Unicamp), a região prestes a se tornar metrópole precisa de políticas integradas entre os municípios. "Não é possível olhar a cidade como se existissem cercas rígidas que as pessoas não possam pular. O cidadão é metropolitano e sua relação não se dá necessariamente com a cidade, mas sim com a região. Pensar a região metropolitana como um todo é um dos desafios."

COLABOROU REJANE LIMA


FRASES

Margarida Storti
Moradora

"Se eu soubesse que era tão bom, teria vindo antes"

Alberto Jakob
Nepo (Unicamp)

"O preço do solo ficou muito caro. O jovem que vive na casa dos pais, quando se casa para constituir família, não encontra imóveis ao redor e vai morar em áreas periféricas, como São Vicente ou municípios ao sul"

José M. P. da Cunha
Pesquisador

"Não é possível olhar a cidade como se existissem cercas rígidas que as pessoas não possam pular. O cidadão é metropolitano e sua relação não se dá necessariamente com a cidade, mas sim com a região. Pensar a região metropolitana como um todo é um dos desafios"

fonte: O Estado de São Paulo de 19/08/2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Praia Grande nos Jogos abertos do Interior

Notícia do dia 12/10/2009
Por Fabricio Tinêo, MTB: 37905

JAI: Basquete de PG estréia com vitória
Time da Cidade enfrenta Franco da Rocha, nesta terça (13)


Nesta segunda-feira (12), em São Caetano do Sul, a seleção masculina sub-21 de basquete de Praia Grande estreou com vitória nos 73º Jogos Abertos do Interior (JAI) – 2ª divisão. O time da Cidade derrotou, por 78 a 44, Iacanga. Atual vice-campeã dos Jogos Regionais e quarta colocada dos JAI em 2008, na primeira fase dos JAI, a equipe do Litoral enfrenta nesta terça-feira (13), às 15h30, Franco da Rocha.

Atuam: João Batista, Woney Peterson uza, Dejanir da Silva, Rodrigo dos Santos, Paulo Pereira, Pedro Ribeiro, Luis Semesato, Luis Souza, Renan Justino, Elielton Gleidson, Marcelo Conceição e Daniel Ferreira. Técnico: José Carlos dos Santos. Auxiliar: Alessandra Horneaux. Preparador Físico: Ésdras Gouvêia.

Confira os grupos do basquete masculino sub-21
(os dois melhores de cada grupo passam à segunda fase)
Grupo A: Praia Grande, Garça, Franco da Rocha e Iacanga
Grupo B: Bauru, São João da Boa Vista, Guararapes e Campo Limpo
Grupo C: Limeira, Araçatuba, Tupã e Itápolis
Grupo D: Itanhaém, Votorantim e Jacareí

Histórico do basquete masculino de Praia Grande nos Jogos Abertos
2005 (sede Botucatu) = classe livre - não ficou entre os oito primeiros
2006 (São Bernardo) = Livre – 2º lugar
2007 (Praia Grande)= Livre – 6º lugar
2008 (Piracicaba) = sub-21 – 4º lugar

Fonte: Joranal eletrônico de Praia Grande

Show de ofertas imobiliárias !!!





Lazer, moradia, investimento, qualidade de vida, nos melhores locais da Praia Grande, Pagamentos facilitados, correção pela poupança, sem burocracia, visitem nosso site!!!

Kartódromo de Praia Grande-referência na Baixada Santista


Notícia do dia 9/10/2009
Por Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

Kartódromo aberto ao público no final de semana e feriado
Horários: das 8 às 18 horas no sábado e domingo; das 8 às 15 horas na segunda


Edmilson Lelo

Pista está entre melhores do Estado

O Kartódromo de Praia Grande estará aberto para utilização de munícipes e turistas gratuitamente neste final de semana (dias 10 e 11) e também durante o feriado de Nossa senhora Aparecida (12). O horário de funcionamento do local será das 8 às 18 horas no sábado e domingo e das 8 às 15 horas na segunda. Os interessados devem possuir kart próprio, além de equipamentos de segurança (como capacete com viseira de proteção, luvas e sapatilhas). Todos os pilotos obrigatoriamente deverão assinar termo de responsabilidade no local e os menores de idade terão que estar acompanhados pelos responsáveis. A iniciativa é parceria entra as secretarias de Serviços Urbanos (Sesurb), de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e de Gestão Patrimonial (Segep).

A pista de kart praiagrandense está localizada no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. Além do circuito, o pólo conta ainda com pista de atletismo, bosque com árvores nativas (em obras) e atrações para pessoas das mais diversas faixas etárias, como espaço para aeromodelismo, aparelhos de ginástica e mesas para jogos, entre outros equipamentos.

Para a secretária de Serviços Urbanos, Raquel Auxiliadora Chini, a abertura do espaço será fator determinante para evolução da modalidade na Cidade e também Região Metropolitana da Baixada Santista. “Todos seguirão as regras para utilização da pista. Praia Grande funcionará como ponto de referência para os kartistas”, comentou.

O titular da Sejel, José Carlos de Souza, destacou impacto positivo da atração para os moradores do bairro. “A vinda dessas atividades faz com que o desenvolvimento da área ocorra de forma ainda mais acelerada. A Administração Municipal investe no desenvolvimento do turismo desportivo. Os comerciantes precisam se especializar cada vez mais para atender este novo perfil de turista”, disse.

Segundo números estimados pela Federação de Automobilismo de São Paulo, cerca de 400 pilotos de kart residem na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Pista – O Kartódromo Municipal ocupa área de aproximadamente 36 mil metros quadrados. Tem o percurso oficial de 1.150 metros e ainda outro alternativo de 800 metros de extensão, no formato oval. Com inversão de mão, pode oferecer mais dois traçados. De acordo com pilotos, trata-se de circuito de alta velocidade e com pontos de ultrapassagens.
Ainda dispõe de espaço para construção de 50 boxes e salas individuais para apoio, área administrativa, de imprensa e sanitários.

O trecho da pista conhecido como reta dos boxes é de múltiplo uso, utilizado para desfiles carnavalescos (sambódromo), cívicos e religiosos, como Corpus Christi, assim como outros eventos culturais. Na área externa poderá ser montada arquibancada para até 3 mil pessoas.

Mais informações pelo telefone: 7803-1811 (falar com Ricardo).

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PRAIA GRANDE TAMBÉM DOS JOVENS...


Notícia do dia 2/10/2009
Por Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

PG ganha nova pista de skate neste sábado
Equipamento, localizado no Bairro Quietude, recebeu investimento de R$ 1,2 milhão


Edmilson Lelo

Pista está entre melhores do Estado

Praia Grande inaugura nova pista de skate “Dona Dair”, localizada no Espaço Alvorada (Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº), Bairro Quietude, neste sábado (3), às 11 horas. O equipamento possui duas áreas distintas: uma em local aberto, para a prática do estilo street (obstáculos na rua) e outra um half-pipe (formato de "U", geralmente utilizada para manobras radicais e competições) coberto. A obra ocorreu por meio de trabalho conjunto entre as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Obras Públicas (Seop). O investimento na área total foi de R$ 1,2 milhão.

A área street da pista tem 850 metros quadrados e possui revestimento em granilite (granito, mármore e cimento). Esse material tem maior resistência à ação do clima e permite uso de outros tipos de equipamentos, como bicicletas e patins. Já o half-pipe localiza-se num galpão de mil metros quadrados. É composto por estrutura metálica para dar sustentação e revestido com compensados de 10 a 20 mm, além de camadas de MDF (madeira).

Antes mesmo de sua inauguração oficial, por sua estrutura disponibilizada, a pista já é apontada por praticantes e atletas profissionais como um dos principais existentes na Região Metropolitana da Baixada Santista. “Praia Grande está praticamente mapeada com estas pistas e é importante observar que esses lugares ficam lotados à noite e finais de semana. A obra utilizou o que de melhor existe no mercado”, comentou Lopes.

PRAIA GRANDE...PRAIA DE DIA, À NOITE, TEATRO...


Palácio das Artes comemora um ano com 50 mil visitantes
Números superam expectativas e reafirmam aceitação pública do complexo


AMAURI PINILHA

Este mês foram quatro mil visitantes

O encerramento da programação especial de aniversário do Palácio das Artes, que no mês de setembro completou um ano de existência, chega com um balanço expressivo de atividades e visitação do centro cultural. Até o dia 29, o Palácio das Artes contabiliza 50 mil visitações aos seus espaços – neste mês foram cerca de quatro mil visitantes -, atraídos pelas mais de 50 atividades oferecidas pelo centro neste período, entre exposições, peças teatrais e concertos musicais. Para o secretário de Cultura e Turismo Carlos Ananias Lobão, esses números superam as expectativas iniciais.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mais segurança na via expressa de Praia Grande

Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2009, 17:46
Radares são instalados na Via Expresa Sul
De A Tribuna On-line

Motoristas que trafegam pela Via Expressa Sul, nos dois sentidos, terão que redobrar a atenção no controle de velocidade dos veículos. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) instalou radares ao longo dos 10 km da estrada.

Os equipamentos localizam-se em ambos os lados da pista, na altura dos bairros Guilhermina, próximo ao Atacadão, Tupi, entre a sede da Delegacia de Polícia e o Boulevard, e Ocian, logo após a Rotatória, mas ainda não entraram em operação. Não há uma data definida para que isso ocorra.

Além dos equipamentos fixos, haverá um radar móvel, nos moldes do que já vem sendo feito no trecho de Mongaguá. Os radares eletrônicos são de responsabilidade do DER, tanto em relação a manutenção como em arrecadação por meio de possíveis multas.

A manutenção da via cabe à Prefeitura, sendo os demais serviços, inclusive os radares e fiscalização policial, de responsabilidade do Governo do Estado. Para mais informações, é preciso ligar no Batalhão da Polícia Rodoviária de Praia Grande, no telefone 3477-2877.
• Enviar por e-mail
• Imprimir
fonte: jornal A Tribuna de Santos