domingo, 8 de julho de 2012

MELHORANDO AINDA MAIS A BALNEABILIDADE DE NOSSAS PRAIAS
Fonte: Prefeitura de Praia Grande

PG receberá R$ 3 milhões para modernizar estações de esgoto
Convênio com a Sabesp permitirá automação em 13 estações elevatórias e extravasadores
AMAURI PINILHA
Melhorias devem ocorrer até o final do ano
A balneabilidade das praias de Praia Grande deve melhorar até a próxima temporada. Este é o principal objetivo do convênio assinado pelo prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, e a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, nesta quinta-feira (5), na sede da Sabesp, na Capital. O documento refere-se à automação das estações elevatórias e extravasores pertencentes ao sistema municipal de interceptação de águas pluviais dos bairros Boqueirão ao Solemar.

O Município conta com 13 estações elevatórias, que enviam o esgoto para tratamento nos três emissários submarinos. De acordo com a Sabesp, em Praia Grande, 100% do esgoto coletado é lançado para os emissários de forma que os dejetos não poluam as praias.

Em relatório entregue pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) de Praia Grande à companhia, foi destacada a necessidade de recuperação dos extravasadores e automação das elevatórias do Canto do Forte ao Mirim. Já os equipamentos do Mirim ao Solemar, também há a necessidade, além dos extravasadores e elevatórias, de recuperação da rede coletora na faixa de areia, de fibra de vidro, que foi danificada pela própria Sabesp nas obras do Programa Onda Limpa.

O prefeito de Praia Grande considerou o convênio uma conquista para a população de Praia Grande. “Estamos há mais de um ano para assinar este convênio. Foram muitos relatórios e reuniões e, finalmente, foi formalizado. São cerca de R$ 3 milhões para melhorias nas 13 estações elevatórias, arrumar os extravasadores, que são mais de 100 desde o Canto do Forte até o Solemar, e colocar bombas mais potentes. Assim vamos eliminar os problemas dos riachos que aparecem na faixa de areia na praia, que é causado pelo fato da água exceder os extravasadores. Esperamos que até novembro deste ano o serviço seja completado”.

Para Dilma Pena, o convênio é muito importante para Praia Grande porque a Sabesp, como parceira da Cidade, vai colaborar financeira e tecnicamente no tratamento das águas pluviais. “Com a recuperação de todo o processo de bombeamento das águas pluviais para o emissário, garantimos que as praias no final do ano estejam em melhor condição do que no verão passado. Na próxima temporada teremos ainda mais praias limpas para um verão saudável”.

Caça Esgoto – O prefeito de Praia Grande ainda cobrou mais agilidade na execução do programa Caça Esgoto e recebeu, do Superintende da Sabesp na Baixada Santista, João Cesar Queiroz Prado, a notícia de que já foi licitado o serviço de engenharia, a empresa vencedora realizando os trâmites legais.

“Acredito que dentro de 15 dias esteja tudo formalizado e terá início o serviço que consiste em desobstrução de redes coletoras de esgoto, manutenção preventiva e corretiva, limpezas de elevatórias de esgotos e o principal, que é o Caça Esgoto, que consiste em testes de fumaça e corantes e, se necessário, para localizar interferência, um televisionamento com câmeras portáteis que entra na tubulação e localiza o ponto exato para que o asfalto seja aberto com o mínimo de escavação e transtorno para a população”, disse.

O trabalho será realizado em todo o Município, onde tem rede coletora de esgoto, e começará pelo Canto do Forte.