segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

NOVAS E MAIS SEGURAS CICLOVIAS EM PRAIA GRANDE



Ciclovias são alternativa para trânsito e lazer em Praia Grande
Da Redação



Para quem gosta de praticar exercícios físicos em contato com a natureza e em segurança, as ciclovias de Praia Grande são uma boa opção.

O Município conta com 68 quilômetros de vias especialmente projetadas para o trânsito de ciclistas. A maior delas, com 22,170 quilômetros, está na Avenida Presidente Castelo Branco e margeia a orla da praia de ponta a ponta, do Canto do Forte ao Solemar.

A ciclovia da orla foi a primeira da Baixada Santista. Ela começou a ser construída em 1993. “Trata-se de uma ciclovia ininterrupta, por onde é possível trafegar pela orla do início ao fim. Além de segura, é confortável, pois tem vegetação que faz sombra, tornando tanto passeio, quanto o cotidiano das pessoas que a usam, muito mais agradável”, diz a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), Elaine Fornazieri.

Elaine destaca também a ciclovia na Avenida Marechal Mallet, no Bairro Canto do Forte. Inaugurada no final de 2008, a via conta com 2 quilômetros de extensão.

“Nova, esta ciclovia também tem árvores para refrescar o passeio, diminuindo o impacto climático nos ciclistas. A via segue as exigências do Manual de Planejamento Cicloviário, do Ministério dos Transportes. Ela também tem arquitetura moderna e bonita, o que a torna mais um atrativo turístico”.

Para a chefe da Seção, mais que uma opção de lazer, as ciclovias demonstram o investimento em segurança. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, em Praia Grande 92.573 pessoas possuem bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.

“A intenção é disciplinar o trânsito para evitar acidentes. Além de serem bonitas e atrativas, as ciclovias mostram que estamos zelando pela segurança daqueles que têm a bicicleta como meio de transporte e também de quem vem ao Município para se divertir”.

fONTE: Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário