terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Praia Grande esquematiza trânsito para o final do ano



Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 - 15h07
Praia Grande
Cidade terá esquema especial no trânsito para o final de ano
De A Tribuna On-line



A Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) coloca em funcionamento a Operação Onda Verde Especial com duas fases: para a chegada a partir da 0 hora do dia 24, e retorno, com início às 14 horas do dia 31.

Entre as ações estão programação semafórica na Avenida Ayrton Senna, faixa exclusiva para quem se dirige aos municípios vizinhos e interdição da pista sul da Via Expressa Sul para atendimento médico e disponibilização de banheiros químicos.
Na primeira fase, o esquema terá objetivo de facilitar a chegada dos turistas, esperada desde esta data. Para isto, será feito o monitoramento do movimento na Avenida Ayrton Senna, principal entrada do Município. Em caso de movimento intenso, os semáforos serão programados para que fiquem verdes por mais tempo, e poderão ficar abertos por até 120 segundos.

A segunda fase da ação é o planejamento do retorno dos turistas ao Planalto. A partir das 14 horas do dia 31 tem início a operação, que conta com programação semafórica, fiscalização de agentes e ainda interdição da pista sul da Via Expressa Sul, do trecho com início no Pronto Socorro Quietude (Bairro Quietude) até a Churrascaria O Leitão (Bairro Sítio do Campo). Esta faixa estará reservada para o uso exclusivo de carros oficiais, como ambulâncias, Corpo de Bombeiros, Setransp, Guarda Civil Municipal e das polícias Civil e Militar.

A programação semafórica também favorecerá a subida, na Avenida Ayrton Senna. Os semáforos podem ficar verdes por até 120 segundos. A operação sincronizada é realizada desde a saída de Praia Grande até o trecho inicial da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente.

Outra ação parte da operação subida é a faixa exclusiva para quem deseja sair de Praia Grande, com direção a Santos ou São Vicente. O trecho tem início na Avenida Ayrton Senna e segue até a entrada da Avenida Tupiniquins, em São Vicente. O acesso às cidades vizinhas deve ser feito pela Ponte Pênsil, que está exclusivamente aberta no sentido Praia Grande-São Vicente.

A fiscalização de trânsito será realizada pelos 40 agentes da Setransp, que atuarão no controle do tráfego. Além da Administração, contribuem para a realização da operação Onda Verde a Polícia Rodoviária, Prefeitura de São Vicente e Ecovias. A mesmo esquema será repetido durante os finais de semana de verão, até o carnaval.

Fonte: Jornal a Tribuna de Santos

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Praia Grande esquematiza segurança para a temporada de verão



Praia Grande esquematiza reforços para o verão
Tadeu Ferreira Jr.

Um batalhão de 579 homens e mulheres vai garantir a segurança dos munícipes e turistas que estiverem na Cidade durante o verão. O resultado é a soma dos reforços nos efetivos que as polícias Militar e Civil vão enviar para Praia Grande por conta da Operação Verão.

O prefeito Roberto Francisco dos Santos (PSDB)estima que a população flutuante deve atingir o pico de 1,5 milhão de habitantes nesta temporada. Os contingentes dos guarda-vidas treinados pelo Corpo Bombeiros e da Polícia Civil são os que mais crescerão tomando como base o efetivo que permanece no Município o ano inteiro: 130%.

O reforço permitirá à Polícia Civil, por exemplo, funcionar em esquemas de plantão 24 horas em todas as delegacias (nos bairros Boqueirão e Caiçara), e não apenas na Sede, no Tupi, como ocorre normalmente. A informação é do delegado titular da Cidade, Odair Fernandes Grilo, que confirmou que receberá 49 servidores de outras cidades, que se juntarão aos 38 delegados e investidores baseados aqui.

Os bombeiros também contarão com o apoio extra de 45 guarda-vidas, contratados numa parceria com a Prefeitura, que já estão atuando. Outros 25 virão, custeados pela iniciativa privada. Todos se juntam ao efetivo da Cidade, de 55 homens, para a patrulha dos 23 Km da orla praiagrandense, conforme o capitão Maurício Machado Cunha, do Corpo de Bombeiros.

Fonte: A Tribuna Digital

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ONDA LIMPA-PROGRAMA DE DESPOLUIÇÃO DE PRAIA GRANDE



Dilma Pena visita obras do Programa Onda Limpa


A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, esteve na Baixada Santista no dia 7 de dezembro, para visitar e monitorar parte das obras do Programa Onda Limpa, com destaque para as construções da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Mongaguá e as duas Estações de Pré-Condicionamento (EPCs) nas cidades de Praia Grande e Santos.

O encontro também reuniu o diretor-executivo da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Marcelo Lopes, o diretor-presidente do jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, do diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Edmur Mesquita, diretores da Sabesp e outras autoridades. Foi confirmada a apresentação da Osesp, em Santos, encerrando a temporada anual em concerto, dia 20, na praia do Gonzaga, sob a regência do maestro Yan Pascal Tortelier. A Sabesp é pelo terceiro ano consecutivo parceira do projeto.

Em seguida, a secretária visitou a Estação de Pré-Condicionamento de Santos/São Vicente. O esgoto de São Vicente – insular será tratado na EPC do bairro José Menino, em Santos, que conta ainda com obras que incluem 425 metros de prolongamento do emissário submarino e o interceptor Rebouças com 2.200 metros de extensão e diâmetro de 1,5 metros.

Entregas em janeiro de 2010 - No local, em entrevista coletiva, a secretária Dilma Pena informou: “As obras do Programa Onda Limpa estão com o cronograma em dia, seguindo o planejamento da Diretoria de Tecnologia da Sabesp, e o governador José Serra poderá cumprir o compromisso que fez com a população da Baixada Santista de entregar as 7 Estações de Tratamento de Esgotos mais as 2 Estações de Pré-Condicionamento e os dois emissários em janeiro de 2010” .

A secretária destacou ainda que o Programa Onda Limpa é o maior empreendimento de despoluição do Brasil na atualidade. “Os dois maiores projetos estão no Estado de São Paulo e o maior de todos é o Programa Onda Limpa. O segundo é o de recuperação dos mananciais da Billings e Guarapiranga. Somente nesses dois projetos, o Governo do Estado de São Paulo está investindo mais de R$ 3 bilhões, sendo assim o maior empreendimento do Brasil”, enfatizou Dilma Pena.

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, considera a construção da EPC a realização de um dos maiores sonhos da população vicentina, que é o de ter todo o seu esgoto tratado e coletado. “A partir da entrada em operação dessa obra, nós vamos ter índices muito melhores de balneabilidade de praias e, sobretudo, queda na mortalidade infantil. Com certeza, os índices ligados à saúde pública darão um grande salto”, disse Tércio.

Em Praia Grande, a secretária encontrou-se com o prefeito Roberto Francisco dos Santos, com o deputado estadual Cássio Navarro, com secretários municipais e outras autoridades locais. No município, a secretária visitou a Estação Elevatória Final e a Estação de Pré-Condicionamento, com capacidade para 1,4 mil litros por segundo, ambas no bairro Caiçara. “Esse projeto de implantação de coleta e tratamento de esgotos atenderá o morador e turista. Esta vistoria é para verificar se o cronograma está em dia, e aqui em Praia Grande está tudo certo. Essas obras serão entregues em janeiro de 2010. O sistema de coleta continuará até o primeiro semestre de 2011 até que todas as residências estejam conectadas a esse sistema”, afirmou Dilma.

Quando indagada sobre os reflexos dos benefícios das obras do Programa Onda Limpa, a secretária disse: “É uma infra-estrutura da maior importância porque significa praias limpas, praias despoluídas, menos mortalidade infantil, mais saúde para a população e desenvolvimento. Não existe hoje cidade desenvolvida que não colete 100% dos esgotos e trate 100% do coletado. É preservação ambiental e é desenvolvimento sustentável”.

Para terminar a programação, a comitiva seguiu para Mongaguá, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Agenor de Campos, quando foi recebida pelo prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, que entregou à secretária Dilma Pena um documento com a lei autorizativa da Câmara Municipal, para que seja feita a negociação do convênio entre a Prefeitura e a Sabesp. Na ocasião, a secretária informou que o Programa Onda Limpa em Mongaguá está investindo R$ 128 milhões.

Para o prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, “isso significa mais qualidade de vida, como melhoria da saúde pública através da coleta de esgoto, redução dos índices de mortalidade infantil, além de que vai fomentar ainda mais o turismo na cidade”.

FONTE: INFORMATIVO DA SABESP, DEZ/2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Remodelação da Av. Presidente Kennedy


A parceria entre o governo do estado e a prefeitura estão deixando o trânsito mais seguro, otimizado e deixando a cidade mais bonita!

Fonte: Folheto informativo à comunidade de out/2009