![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji5vkoDhNAxNvyLiy6qYBci82TiHJ3o6nMhHUb2UZnnftLFsy-ZWlzootkqeEIGWmsl6e2zboEgLhrzAuLF1EM46Bsr7pP1Js3AagdvhbVf-WZEvDtzclYchOsMAEo_XlwpeTjJ1Lx7SXq/s320/visita_obrasondalimpa1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYdh_COkYkoFnXDYf6R3YqmqkKejCxEMv8cQbBYwJK7ckl41h7386Q_QvOfi3iECsxSCyHHEj-FOeRpwJCen4LJB8VwH1C6M9c9w0oIKIARTmI7u0EfV1fZ5HDcy-9fxwF8VvxRd6qLwvf/s320/visita_obrasondalimpa2.jpg)
Dilma Pena visita obras do Programa Onda Limpa
A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, esteve na Baixada Santista no dia 7 de dezembro, para visitar e monitorar parte das obras do Programa Onda Limpa, com destaque para as construções da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Mongaguá e as duas Estações de Pré-Condicionamento (EPCs) nas cidades de Praia Grande e Santos.
O encontro também reuniu o diretor-executivo da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Marcelo Lopes, o diretor-presidente do jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, do diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Edmur Mesquita, diretores da Sabesp e outras autoridades. Foi confirmada a apresentação da Osesp, em Santos, encerrando a temporada anual em concerto, dia 20, na praia do Gonzaga, sob a regência do maestro Yan Pascal Tortelier. A Sabesp é pelo terceiro ano consecutivo parceira do projeto.
Em seguida, a secretária visitou a Estação de Pré-Condicionamento de Santos/São Vicente. O esgoto de São Vicente – insular será tratado na EPC do bairro José Menino, em Santos, que conta ainda com obras que incluem 425 metros de prolongamento do emissário submarino e o interceptor Rebouças com 2.200 metros de extensão e diâmetro de 1,5 metros.
Entregas em janeiro de 2010 - No local, em entrevista coletiva, a secretária Dilma Pena informou: “As obras do Programa Onda Limpa estão com o cronograma em dia, seguindo o planejamento da Diretoria de Tecnologia da Sabesp, e o governador José Serra poderá cumprir o compromisso que fez com a população da Baixada Santista de entregar as 7 Estações de Tratamento de Esgotos mais as 2 Estações de Pré-Condicionamento e os dois emissários em janeiro de 2010” .
A secretária destacou ainda que o Programa Onda Limpa é o maior empreendimento de despoluição do Brasil na atualidade. “Os dois maiores projetos estão no Estado de São Paulo e o maior de todos é o Programa Onda Limpa. O segundo é o de recuperação dos mananciais da Billings e Guarapiranga. Somente nesses dois projetos, o Governo do Estado de São Paulo está investindo mais de R$ 3 bilhões, sendo assim o maior empreendimento do Brasil”, enfatizou Dilma Pena.
O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, considera a construção da EPC a realização de um dos maiores sonhos da população vicentina, que é o de ter todo o seu esgoto tratado e coletado. “A partir da entrada em operação dessa obra, nós vamos ter índices muito melhores de balneabilidade de praias e, sobretudo, queda na mortalidade infantil. Com certeza, os índices ligados à saúde pública darão um grande salto”, disse Tércio.
Em Praia Grande, a secretária encontrou-se com o prefeito Roberto Francisco dos Santos, com o deputado estadual Cássio Navarro, com secretários municipais e outras autoridades locais. No município, a secretária visitou a Estação Elevatória Final e a Estação de Pré-Condicionamento, com capacidade para 1,4 mil litros por segundo, ambas no bairro Caiçara. “Esse projeto de implantação de coleta e tratamento de esgotos atenderá o morador e turista. Esta vistoria é para verificar se o cronograma está em dia, e aqui em Praia Grande está tudo certo. Essas obras serão entregues em janeiro de 2010. O sistema de coleta continuará até o primeiro semestre de 2011 até que todas as residências estejam conectadas a esse sistema”, afirmou Dilma.
Quando indagada sobre os reflexos dos benefícios das obras do Programa Onda Limpa, a secretária disse: “É uma infra-estrutura da maior importância porque significa praias limpas, praias despoluídas, menos mortalidade infantil, mais saúde para a população e desenvolvimento. Não existe hoje cidade desenvolvida que não colete 100% dos esgotos e trate 100% do coletado. É preservação ambiental e é desenvolvimento sustentável”.
Para terminar a programação, a comitiva seguiu para Mongaguá, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Agenor de Campos, quando foi recebida pelo prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, que entregou à secretária Dilma Pena um documento com a lei autorizativa da Câmara Municipal, para que seja feita a negociação do convênio entre a Prefeitura e a Sabesp. Na ocasião, a secretária informou que o Programa Onda Limpa em Mongaguá está investindo R$ 128 milhões.
Para o prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, “isso significa mais qualidade de vida, como melhoria da saúde pública através da coleta de esgoto, redução dos índices de mortalidade infantil, além de que vai fomentar ainda mais o turismo na cidade”.
FONTE: INFORMATIVO DA SABESP, DEZ/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário